Francos AirSoft Team
[MP3]http://cdn.hotnewhiphop.com/streamSong/1300475218_trina___racks__remix__feat_yc.mp3[/MP3]

Comunicaçoes - codigo internacional Q

Ir em baixo

Comunicaçoes - codigo internacional Q Empty Comunicaçoes - codigo internacional Q

Mensagem  Lu1s em Ter Maio 15, 2012 4:51 pm

Código Internacional Q

Intel tirada da wikipedia, sendo que e so um quandro resumo daquilo que pode interessar para airsoft
link original: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_Internacional_Q

O Código Q é adotado internacionalmente por Forças Armadas e trata-se de codigo padrao de três letras sempre começando com a letra "Q", que pretende simplificar a comunicaçao via radio.

Os códigos Q compreendidos entre QAA-QNZ são reservados para uso aeronáutico; QOA-QOZ para uso marítimo; QRA-QUZ para todos os serviços.

Código Pergunta Resposta ou informação

QAP Está na escuta? Permaneça na escuta ou estou na escuta

QRA Qual o nome operador? O meu nome é ...

QRB A qual distância aproximada você está da minha estação? A distância aproximada entre nossas estações é... milhas náuticas (ou quilômetros)

QRD Aonde vai e de onde vem? Vou a... e venho de...

QRE A que horas pensa chegar a... (ou estar sobre...) (lugar) Penso chegar a...(lugar) (ou estar sobre...) às... horas.

QRK Qual a clareza dos meus sinais (ou de...) ? A clareza de seus sinais (ou dos sinais de) é:
Ruim
Pobre
Razoável
Boa
Excelente

QRL Você está ocupado? Estou ocupado (ou ocupado com...).
Favor não interferir

QRM Está sendo interferido? Sofre interferência:
Nulas
Ligeira
Moderada
Severa
Extrema

QRN Está sendo perturbado por estática? Estou sendo perturbado por estática:
Não
Ligeiramente
Moderadamente
Severamente
Extremamente

QRQ Devo transmitir mais depressa? Transmita mais depressa (...palavras por minuto).

QRR Está pronto para operação automática? Estou pronto para operação automática. Transmita à... palavras por minuto.

QRS Devo transmitir mais devagar? Transmita mais devagar (... palavras por minuto).

QRT Devo cessar a transmissão? Cesse a transmissão.

QRU Tem algo para mim? Não tenho nada para você.

QRV Está preparado? Estou preparado.

QRX Quando você chamará novamente? Eu o chamarei novamente às... horas, em ...KHz(ou ...MHz).

QRZ Quem está me chamando? Você está sendo chamado por ... em... KHz (ou ... MHz).

claro que daqui ainda pode ser mais resumido tirandose 4 ou 5 combinaçoes mais uteis para decorarmos

Lu1s

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: