Francos AirSoft Team
[MP3]http://cdn.hotnewhiphop.com/streamSong/1300475218_trina___racks__remix__feat_yc.mp3[/MP3]

Participe do fórum, é rápido e fácil

Francos AirSoft Team
[MP3]http://cdn.hotnewhiphop.com/streamSong/1300475218_trina___racks__remix__feat_yc.mp3[/MP3]
Francos AirSoft Team
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alfabeto fonetico

3 participantes

Ir para baixo

Alfabeto fonetico Empty Alfabeto fonetico

Mensagem  AndreES5 Dom Jan 08, 2012 6:20 pm

Muito util e como compreendem vao ter de o decorar para o usarem em jogos para mensagens secretas via radio

Alfabeto fonetico 350px-FAA_Phonetic_and_Morse_Chart2.svg
AndreES5
AndreES5
Admin

Mensagens : 73
Data de inscrição : 15/11/2011
Idade : 42
Localização : Francos Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Alfabeto fonetico Empty complemento

Mensagem  Lu1s Ter maio 15, 2012 4:21 pm

um complemento ao alfabeto fonetico, que encontrei no PT airsoft e que nao foi obviamente escrito por mim mas e extremamente util:





Quando é necessario comunicar algum tipo de informação complexa (mistura de números, siglas, call-signs, ou soletrar algo) é possivel que o destinatário custe a perceber, logo soletramos usando o alfabeto acima a parte de dificil compreenção. Claro que se não se lembrarem dum numero/letra podem sempre aldrabar e inventar (T -Trolha, Z - Zimbabwe... )


3 coisas que devem ser ditas a quando da transmissão de um mensagem: o quê, quando, onde.


->TRANSMISSÃO DE NÚMEROS

-é igual até ao nove menos: 3, é terres e o 6, é sais

-depois do nove é número a número
-100 - um cento
-300 - terres centos
-2000 - dois mil
-16000 - um sais mil
-125,5 - um dois cinco decimal cinco



->EXPRESSÕES DE SERVIÇO

-para dizer uma palavra complicada numa transmissão: ....PALAVRA, eu soletro (alfabeto fonético), PALAVRA....
....ORANGOTANGO, eu soletro Oscar Romeo Alfa November Golf Oscar Tango Alfa November Golf Oscar, ORANGOTANGO....

-para números: ....NÚMERO, algarismos (os números um a um), NÚMERO....
....23450, algarismos, dois terres quatro cinco zero, 23450....

-pular a cerca (mudar de canal) ex: pular a cerca 7
-passagem Papa Romeo (para indicar a passagem num ponto de referência=PR) ex: passagem Papa Romeo 1
-repita última Mike Sierra Golf (para repetir a última mensagem, MSG=mensagem)
-execute (dar cumprimento à mensagem)
-eu repito (para repetir a mensagem)
-terminado (para findar uma transmissão
-escuto (para informar que está pronto para ouvir)
-recebido (para confirmar que recebeu a mensagem)
-segue grupo data/hora (para informar que vai ser dito o grupo data/hora)
-segue tutela (para informar que vai ser dita a menemónica tutela)



->GRUPO DATA/HORA

dia (2 números), hora (4 números, sem nada a dividir as horas dos minutos), fuso horário (não se costuma por), mês (as primeiras 3 letras), ano (os últimos 2 números)

121855ZFEV12



->MENEMÓNICA TUTELA

-uma menemónica simples de decorar para transmitir uma noticia/acontecimento
-só se utiliza uma por acontecimento

-T amanho nº de elementos
-U nidade a equipa a que se refere ou inimigo
-T empo grupo data/hora
-E quipamento pistolas, armas, snipers, supressoras
-L ocalização as coordenadas (do que se está a ver), ou referencia cardeal e a distancia (a partir da posição do observador) ou referencia relativa
-A ctividade o que estão a fazer

T 6
U a equipa do monte
T 121919ZFEV12
E pistolas e AEG
L no caminho principal a 100m da minha posição
A a progredir

-para transmitir diz-se a expressão de serviço, e a seguir não é preciso dizer as letras, diz-se logo o tamanho e faz-se uma pausa entre cada um





Exemplos de transmissões

(Imaginem que estão na fire-team "Gambler 1-2-B" e querem falar com o Squad Leader (que seria Gambler 1-2 ACTUAL) e querem reportar contacto inimigos na direcção 290 graus..)

- "1-2 ACTUAL this is 1-2 BRAVO, we have eyes on three enemy contacts, heading two niner zero (290) at two hundred meters, how copy?"

- "1-2 BRAVO this 1-2 ACTUAL, Fire when ready"

Passado 1 minuto....

- "1-2 ACTUAL this is 1-2 BRAVO, Enemy contacts are down, area clear.

Quando estão fora do alcance da fala da fire-team, e precisam reportar algo, não vale a pensa sacar do mapa e estar a procurar as coordenadas,
e mais simples usar uma direcção ou ponto de referencia (bussola, edificios, etc...)
Simples é sempre melhor.



Lu1s

Mensagens : 25
Data de inscrição : 26/03/2012
Idade : 31
Localização : Mem Martins

Ir para o topo Ir para baixo

Alfabeto fonetico Empty Re: Alfabeto fonetico

Mensagem  Guilherme85 Sáb Set 22, 2012 8:46 pm

Boas, para quem não sabe sou operador de comunicações na FAP, e ao ver isso fez-me lembrar em muito a nossa instrução..
Pelo que vi aqui está tudo certo mas, existem vários procedimentos que aprendemos, que depois na prática vão se perdendo, por exemplo no curso apreendemos a falar ao rádio da maneira correcta NATO "pelos livros", mas depois ao lidar com situações reais no terreno às vezes não acontece tudo na perfeição porque simplesmente pode não ser muito prático e rápido, e criam-se vicios..
Tenho um irmão de curso que tá no afeganistão e ele diz que a falar com os comandos pouco aplica daquilo que aprendeu. Mas é normal..
Eu no primeiro jogo que fiz convosco tb me apercebi que não fazem os contactos rádio como deve ser mas isso não é importante, o que importa é que a mensagem seja clara e que nos entendemos bem..
Qualquer duvida ou esclarecimento podem me perguntar, amanha vou levar o meu rádiozito e tentar incorporar alguns procedimentos rádiotelefonicos..

Smile cumps

Guilherme85

Mensagens : 27
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Alfabeto fonetico Empty Re: Alfabeto fonetico

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos